facebook-pixel
Sabores do Mar

Tipos de Ostras: curiosidades que ninguém te conta e onde encontrá-las em Curitiba!

Sabores do Mar

bg-title

Tipos de Ostras: curiosidades que ninguém te conta e onde encontrá-las em Curitiba!

23/11/2020
Autor Comandante
Tipos de Ostras: curiosidades que ninguém te conta e onde encontrá-las em Curitiba!

Conhecidas por serem as ‘Pérolas da Gastronomia’, as ostras são frutos do mar ou moluscos marinhos, de água salgada, famosas pelo seu gosto e textura característicos. E Curitiba é um lugar com várias opções para experimentar essas delícias.

Essas belezinhas possuem particularidades incríveis com relação a saúde, função no ecossistema marinho e muito mais! 

Neste artigo vamos explicar curiosidades, funções, benefícios que as ostras fornecem e indicar um lugar sem igual para experimentar essa iguaria da culinária de frutos do mar.

Tipos de ostras

O Brasil é famoso pela comercialização e cultivo de ostras, sendo que existem três regiões famosas por esse fornecimento para o restante do país: Santa Catarina (97,9% da produção), Paraná e São Paulo. Cada uma dessas regiões faz o cultivo de dois tipos: 

  • Ostras Nativas;
  • Ostras Estrangeiras.

Por mais que essas duas sejam da mesma espécie, conforme a localização, o sabor também difere entre si, variando conforme o local de cultivo.

Ostra Nativa

A Ostra Nativa (Crassostrea gasar) é natural do ecossistema brasileiro, possui um sabor mais concentrado do que a estrangeira, isso porque a forma da sua concha é mais robusta, mais arredondada e a quantidade de carne em seu interior é menor.

Por ter um sabor mais forte, é indicada para o consumo “in natura”, dessa forma é possível aproveitar e sentir no paladar o frescor do molusco.

Ostra estrangeira

A Ostra Estrangeira (Crassostrea gigas) é a mais comercializada no país, sendo o estado de SC o que detém a maioria de seu cultivo (97,9%) e a sua produção é feita em laboratório.

A forma da sua concha é mais ondulada e alongada, e possui mais quantidade de carne do que a nativa, sendo perfeita para servir na brasa, gratinada ou ao bafo.

O seu desenvolvimento também é mais rápido do que a nativa, levando até sete meses para ficar apta para o consumo. 

Esses moluscos, além de carregarem um sabor ímpar também possuem características e curiosidades muito interessantes. Confira: 

Curiosidade sobre Ostras

Possuem inúmeros benefícios para a saúde

As ostras possuem inúmeros benefícios para a saúde. Contém um baixo nível em calorias e uma carga nutritiva alta que inclui: proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.

Entre as vitaminas estão:

  • Vitamina b12: a b12 é essencial para a manutenção do sistema nervoso, metabolismo e formação de células sanguíneas;

  • Zinco: mineral que desempenha um papel vital na saúde do sistema imunológico, no metabolismo e no crescimento celular;

  • Selênio: mineral que auxilia a função metabólica da tireoide. Também atua como um poderoso antioxidante, ajudando a prevenir danos às células causados ??por radicais livres;

  • Vitamina D: vitamina essencial para a saúde imunológica, crescimento celular e saúde óssea;

  • Ferro: essencial para a produção de hemoglobina e mioglobina, proteínas que transportam oxigênio por todo o corpo.

São ótimos filtros marinhos

As ostras são uma parte vital do ecossistema marinho. Responsáveis por filtrar poluentes da água e fornecer habitats para outras espécies como os mexilhões. Elas possuem uma função de filtro do mar, puxando a água e removendo o excesso de sedimentos e algas da água, mantendo a água em boas condições para outras formas de vida marinha.

Nem todas produzem pérolas

Pode parecer óbvio, mas as pérolas não são feitas de maneira espontânea, elas na verdade, são uma reação da ostra a um intruso dentro da sua concha. A pérola é o resultado da defesa de organismo do molusco a um invasor. E nem todas as ostras são capazes de produzir as pérolas, apenas as perlíferas, que fazem parte de uma família específica da espécie, as Pteriidae (de água salgada) e Unionidae (de água doce).

Espécie ameaçada

Os recifes de ostras são o habitat marinho mais ameaçado da Terra, com 85 a 90 por cento dos recifes selvagens perdidos. O principal culpado são as práticas de pesca destrutivas, incluindo a colheita excessiva, de acordo com um relatório da The Nature Conservancy juntamente com a perda de habitat e o declínio da qualidade da água.

Onde encontrá-las em Curitiba? 

Se você procura um dos melhores lugares de Curitiba para experimentar e apreciar essa especiaria, você precisa conhecer os Restaurantes Victor do Grupo Victor. Especializado em Frutos do Mar e com um histórico ímpar na execução de pratos memoráveis, os Restaurantes Victor têm tudo o que os interessados por ostras procuram.

Anualmente, realizam eventos temáticos de Ostras “Semana das Ostras”, um dos eventos mais icônicos dos restaurantes, oferecendo receitas especiais com ostras ao longo da semana. No cardápio do dia-a-dia oferecem ostras frescas, ao bafo ou Ostras Gratinadas.

Se é diversidade de sabor e qualidade que você procura, nos Restaurantes Victor você encontra!

Confira os endereços e faça a sua reserva! Você não vai se arrepender.


TAGS: #ostras #Ostras em Curitiba #Curiosidades #Curiosidades sobre Ostras

Ficou alguma dúvida?

Envie-nos! Iremos responder o mais breve possível.

Relacionados Relacionados
Sabores do Mar

Apresentando os Kits Victor: #CozinheVocêMesmo

postado por Comandante, 07 de abril de 2021
Sabores do Mar

10 Curiosidades do Caranguejo que você precisa saber

postado por Comandante, 22 de fevereiro de 2021
Sabores do Mar

Conheça o jeito mais fácil para Comer Caranguejo!

postado por Comandante, 09 de fevereiro de 2021
Sabores do Mar

Receita de Camarões à Parmegiana: descubra como fazer esse prato delicioso em sua casa

postado por Comandante, 30 de novembro de 2020

Faça sua reserva!

Não trabalhamos com reservas antecipadas.

Contato:

(41) 3273-4444