facebook-pixel
Saiu na Mídia

Quais são os principais tipos de camarão e onde encontrá-los?

Saiu na Mídia

bg-title

Quais são os principais tipos de camarão e onde encontrá-los?

30/12/2020
Autor Comandante
Quais são os principais tipos de camarão e onde encontrá-los?

O Brasil possui uma variedade vasta de frutos do mar, e não poderia ser diferente com relação aos camarões. A produção desse crustáceo vem crescendo mais a cada ano em território nacional, sendo o estado que mais produz é o Rio Grande do Norte. 

Em 2019 foram produzidas mais de 20 toneladas do animal somente no estado do RN, representando 46,8% do valor total da carcinicultura do país (cultivo de camarões).

O camarão se tornou um dos nossos ingredientes principais no desenvolvimento de diferentes pratos, por isso, vamos explicar quais são os tipos e como preparamos os camarões aqui nos Restaurantes Victor.

Principais tipos de camarões

Em território nacional existem dois tipos predominantes de camarões, são eles:

Camarão marinho

Os camarões marinhos são aqueles criados em água do mar ou água salgada. Eles são produzidos e cuidados em fazendas de carcinicultura, dedicadas totalmente ao cultivo do crustáceo. Abaixo os principais tipos de camarões marinhos cultivados no Brasil.

  • Camarão rosa

Esse camarão é muito utilizado em receitas nossas, ele é uma espécie que atinge até 18cm e pode ser encontrado no estado da Bahia, estendendo-se até o litoral nordeste argentino.

Esse é o camarão mais consumido no país, possui uma carne vasta, com sabor mais adocicado, intenso e é rico em ômega 3.

  • Camarão sete-barbas

Já o camarão sete-barbas é encontrado em águas marinhas costeiras, e ocorre nos Estados Unidos até o sul do Brasil. Ele é um camarão mais econômico e em comparação com o camarão rosa, possui menos carne e pode chegar até 8cm de comprimento.

Ficou famoso por ter o rostinho com uma curvatura mais acentuada para cima. 

O seu sabor é intenso, sendo usado muitas vezes em pratos com fritura.

  • Camarão branco

O camarão branco é nativo do litoral brasileiro, e pode ser encontrado em toda a costa do País. Ele é maior que o camarão sete barbas e o rosa, podendo chegar a 20 cm de comprimento. É uma das espécies de camarão mais comercializadas do mundo.

Camarão de água doce

Os camarões de água doce, são aqueles cultivados em água de rio e por isso, possuem um sabor mais brando e suave.

  • Camarão pitu

O camarão pitu é muito encontrado na parte atlântica do continente americano até o Rio Grande do Sul, principalmente em rios que se conectam com o oceano Atlântico. O formato do camarão pitu é parecido com o de um lagostim, ele tem garras grandes e costuma ser agressivo. Por ser uma espécie nativa de água doce, o seu sabor é realmente mais adocicado e suave.

  • Camarão amazônia

Esse camarão é encontrado nas regiões tropicais e subtropicais da América do Sul, e como o nome já diz, na Amazônia. Ele, assim como outros camarões de água doce, possui um sabor adocicado e suave, perfeito para pratos com temperos harmoniosos e combina muito bem um vinho branco.

Esses são os principais tipos de camarões cultivados aqui no Brasil, você encontra eles em inúmeros lugares, e claro, nos Restaurantes Victor. Nós preparamos eles em combinação com nossos pratos principais ou petiscos. Confira as opções disponíveis no Victor.

Quais os tipos de camarões servido nos Restaurantes Victor

Camarões Brava Home

Preparado com camarões rosa grelhados, e com molho agridoce picante de abacaxi e laranja. Os camarões Brava Home são uma delícia da casa, refrescantes e perfeitos para serem consumidos no verão. Combinam muito bem com vinho branco ou rosé.

Camarões à Parmegiana

Nós até já te contamos como realizar essa receita deliciosa de Camarões à Parmegiana, lá no perfil do ‘O que fazer Curitiba?’. O prato conta com camarões à milanesa com creme branco, milho e bacon. Acompanha arroz, legumes e batatas coradas.

Camarões à Grega

Ao estilo da cozinha grega, os Camarões à Grega são espetinhos de camarão e queijo. São servidos acompanhados de arroz à grega, fritas e maionese de camarão.

Camarões do Chef

Camarões preparados com shitakes e molho oriental à base de shoyu. Acompanha brócolis, cenoura, abobrinha, cebola-roxa, tomate, espinafre e banana à milanesa.

Camarões de Portugal

Os Camarões de Portugal são um clássico dos Restaurantes Victor! O prato se baseia em um arroz cremoso com brócolis, alho laminado e queijo coalho e ao topo, uma série de camarões à milanesa. É acompanhado de mandioca frita. Por ser um prato mais quente, combina muito bem com vinho tinto.

Hambúrguer de camarão

Sim! Nós também fazemos hambúrguer de camarão, e acredite, é uma delícia! O hambúrguer possui 100g de carne de camarão, alface americana, tomate, molho agridoce Brava Home e um pão delicioso. Vale super a pena se você está com vontade de frutos do mar, e ainda assim não quer um prato tão pesado. O hambúrguer vai muito bem com vinhos mais refrescantes como rosé e brancos, ou até mesmo com uma cervejinha.

Todos esses pratos você encontra nos Restaurantes Victor! Faça a sua reserva e venha provar os melhores sabores do mar.


TAGS: #Pratos #Tipos de camarões #camarão #Pratos com Camarão

Ficou alguma dúvida?

Mande a sua pergunta! Iremos responder o mais breve possível.

Relacionados Relacionados
Saiu na Mídia

5 pratos com Frutos do Mar que você precisa experimentar em Curitiba!

postado por Comandante, 28 de dezembro de 2020
Saiu na Mídia

Conheça a história da moqueca e os seus diferentes tipos

postado por Comandante, 21 de dezembro de 2020
Saiu na Mídia

Quais são os principais tipos de camarão e onde encontrá-los?

postado por Comandante, 30 de dezembro de 2020
Saiu na Mídia

Sabores da Grécia: conheça o novo prato dos Restaurantes Victor

postado por Comandante, 17 de dezembro de 2020

Faça sua reserva!

Não trabalhamos com reservas antecipadas.

Contato:

(41) 3273-4444