facebook-pixel
Sabores do Mar

Diferença entre a Moqueca Capixaba e a Baiana

Sabores do Mar

bg-title

Diferença entre a Moqueca Capixaba e a Baiana

31/01/2020
Autor Comandante
Diferença entre a Moqueca Capixaba e a Baiana

A discussão, que é quase mais acirrada do que “é bolacha ou biscoito” entre capixabas e baianos, é de qual é o melhor preparo. Saber a diferença entre a Moqueca Capixaba e a Moqueca baiana não é para qualquer um, mas depois de experimentar, todo mundo se rende para um lado da briga! O que a gente sabe é que ambas são DELICIOSAS, e sempre nos deixam com água na boca. 

Mas você quer saber o porquê da diferença entre a Moqueca Capixaba e a Baiana, certo? Então senta aqui, que o Victor vai te explicar! Mas antes, a gente já avisa que o conteúdo à seguir pode causar fome! E se der vontade, você pode pedir por aqui no iFood: https://restaurantesvictor.com.br/delivery

A Moqueca Capixaba tem origem indígena, e o nome dado ao Estado do Espírito Santo tem tudo a ver com a moqueca. Reza a lenda que 3 baianos estavam fazendo uma viagem para o Rio de Janeiro, e pararam para comer na metade do caminho. Pescaram peixes e fizeram uma moqueca, somente com os ingredientes que encontraram. Quando os índios experimentaram ficaram encantados, fizeram uma missa em homenagem a eles e passaram a crer que os viajantes seriam o Pai, Filho e Espírito Santo. Segundo a lenda, assim foi dado o nome do estado! Existe até um dia especial para a Moqueca ser apreciada em Vitória (capital do Espírito Santo): 30 de setembro.

Já a pioneira Moqueca Baiana, tem fortes influências africanas, e por isso a receita traz ingredientes utilizados na culinária angolana, como o leite de côco e o azeite de dendê. Também apresenta um pouco mais de pimenta e corpo, se comparada à Capixaba!

Sendo você do time da Moqueca Capixaba ou da Moqueca Baiana… deu água na boca só de pensar né? Então fica tranquilo que aqui nos Restaurantes Victor, você pode se deliciar com as duas versões. Estamos te esperando para saber a sua opinião nessa ~batalha~.


TAGS: #moqueca #baiana #capixaba #bahia #espirito santo #restaurantesvictor

Faça sua reserva!

Encontre a embarcação mais próxima.

Relacionados Relacionados
Sabores do Mar

Dia dos Pais é no Victor!

postado por Comandante, 31 de julho de 2020
Sabores do Mar

Diferença entre a Moqueca Capixaba e a Baiana

postado por Comandante, 31 de janeiro de 2020
Sabores do Mar

Tudo o que você precisa saber antes de comer caranguejo

postado por Comandante, 04 de janeiro de 2019
Sabores do Mar

Receitas Victor: Camarões de Portugal

postado por Comandante, 17 de janeiro de 2018

Faça sua reserva!

Reservas somente pelo telefone:

(41) 3273-4444