facebook-pixel
Saiu na Mídia

Como harmonizar vinho com frutos do mar

Saiu na Mídia

bg-title

Como harmonizar vinho com frutos do mar

11/02/2020
Autor Comandante
Como harmonizar vinho com frutos do mar

Frutos do mar e vinhos: dicas para uma boa harmonização

Os sabores de pratos que levam frutos do mar ficam ainda mais ricos quando harmonizados com vinhos. Mas você sabia que avaliar a intensidade e a acidez do prato faz a diferença na hora de escolher a bebida? Vamos dar algumas dicas de como fazer essa seleção ao longo do texto.

Foto: Divulgação.

O tipo de peixe ou composição do pescado, a acidez, o tempero e o modo de fazer são detalhes que devem ser considerados nesse momento.

Os brancos, por exemplo, são ideais para servir junto com mexilhões, carne branca e peixes. Já os tintos merecem mais atenção, pois nem sempre funcionam com os peixes, porque a combinação do iodo desse alimento com as propriedades do vinho pode alterar o paladar.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o post, pois nas próximas linhas teremos algumas dicas para fazer a combinação perfeita de vinho com frutos do mar! E se der vontade, pede agora pelo iFood clicando aqui: https://restaurantesvictor.com.br/delivery

O que é a acidez do vinho?

É ela a responsável pela forma, pelo sabor e pela frescura de um vinho – ou seja, é fundamental para a personalidade de cada garrafa. Quando a acidez é equilibrada, estimula corretamente a salivação; por outro lado, quando a acidez é muito acentuada, um vinho pode parecer pesado demais. 

Como harmonizar frutos do mar com vinho

Existem diversas variáveis que determinam a escolha do vinho: o gosto pessoal, as propriedades, o modo de preparo ou a origem.

Contudo, na hora de comer uma moqueca capixaba ou outro prato bem aromático, é importante escolher um vinho com acidez equivalente ou mais suave, para uma boa harmonização.

Para quem vai se deliciar com uma porção de marisco, vale pedir uma opção de uva chilena, como o Cefiro Cool Reserve Sauvignon Blanc, com aromas de frutas brancas e amarelas frescas.

Vai experimentar um risoto de camarão ou pescados? Prefira vinhos com uma acidez mais equilibrada. Acredite: como o prato tem muitos temperos, faz a diferença.

Confira mais algumas indicações:

  • Vinho branco (pode combinar com todas as opções, sem medo);
  • Vinho rosé (com um gosto agradável e cheio de frescor e leveza, é uma das opções preferidas para harmonização com frutos do mar – além de ser o queridinho do momento);
  • Vinho branco orgânico com uvas Chardonnay e Viognier (combina bem com mariscos e salmão com legumes);
  • Surpresa Rosé (harmoniza com frutos do mar e moquecas em geral);
  • Surpresa Branco (tem um aroma floral misto com frutas cítricas e minerais e combina com moqueca, peixe e estrogonofe de camarão);
  • Nieto Chardonnay (feito com uvas brancas, ótima harmonização com risoto de camarão);
  • Se você quiser escolher um tinto, os leves casam bem com salmão grelhado ou assado, por exemplo. Dê preferência ainda por massas ou pratos com molho vermelho.

O vinho branco orgânico tem um sabor inconfundível e conta com um aroma de frutas brancas que traz frescor à bebida. Uma combinação perfeita para apreciar com pratos como as ostras ao bafo, mariscos e salmão com legumes.

Dica: os Restaurantes do Victor têm uma linha própria de vinho, produzida em Portugal com a Caves Messias de Portugal. Estão disponíveis o Surpresa Rosé, Surpresa Branco e Surpresa Tinto.

Foto: Divulgação.

Uma carta de vinhos para todos os gostos

Hoje, o Grupo de Restaurantes Victor conta com uma adega completa, pela qual é possível dar uma volta ao mundo com sabores de diversos países. 

Há títulos portugueses, como o tradicional Vinho do Porto, e outras opções fabricadas na cidade de Alentejo. Também é possível encontrar vinhos franceses, americanos, argentinos, gregos, chilenos, entre outros. Há uma média de 180 a 200 títulos, com atualização mensal da carta. 

Os vinhos argentinos da cidade de Mendonça, conhecida por ser o centro da região vinícola do país, também são destaques que valem muito a pena experimentar!


Ficou com água na boca? Encontre seu prato favorito em uma das embarcações do Victor e venha aproveitar essas dicas de harmonização. Confira o cardápio completo!


TAGS: #frutos do mar #vinhos #harmonização #Restaurantes Victor

Faça sua reserva e garanta uma experiência incrível!

Em breve responderemos com a confirmação.

Relacionados Relacionados
Saiu na Mídia

Chef Eva dos Santos na cozinha com @oquefazercuritiba

postado por Comandante, 25 de junho de 2020
Saiu na Mídia

O amor está no ar, e o Victor te leva os sabores do mar.

postado por Comandante, 01 de junho de 2020
Saiu na Mídia

Sugestão do Victor para um momento especial | Edição #Março

postado por Comandante, 05 de março de 2020
Saiu na Mídia

Menus selecionados dos Restaurantes Victor para o 11º Festival Bom Gourmet

postado por Comandante, 02 de março de 2020

Faça sua reserva!

Reservas somente pelo telefone:

(41) 3273-4444