Sabores do Mar

Como comer peixes e frutos do mar

Sabores do Mar
Como comer peixes e frutos do mar
Autor Comandante

Na edição passada do blog Sabores do Mar – do livro ao prato, categoria Etiqueta à Mesa, fizemos uma breve introdução de como se comportar em um restaurante, e listamos os nomes de alguns profissionais que lá atuam para você poder diferenciá-los de acordo com o seu tipo de serviço. Se você não viu, clique aqui.

Neste post, vamos falar mais sobre peixes e frutos do mar. Ou melhor dizendo, sobre como comer corretamente estas maravilhas em um restaurante sem fazer feio. Vamos lá?

Lagostas e caranguejos


Itens: pinças, martelos e alicates.

Os itens servem para ajudar a quebrar a dura carapaça de crustáceos como a lagosta e o caranguejo e para pinçar a carne dos cantos mais inacessíveis de suas garras, patas e antenas.

Ostras e Amêijoas


Itens: colheres, garfos e facas

Quando vêm abertas à mesa, um pequeno garfo é mais apropriado. Existem garfos específicos para comer os moluscos: com apenas três dentes e com lâminas internas nesses dentes. Caso você as compre fechadas, uma faca de lâmina e cabo curtos é um bom instrumento para abrir, apesar do cuidado que deve ser tomado para não se cortar. É importante deixar a parte côncava da ostra para baixo enquanto com a ponta da faca entra pela lateral da mesma para cortar o músculo que faz o trabalho de abrir e fechar a ostra. A colher também ajuda a descolar o molusco de sua casca.

Peixes


Itens: garfos e facas

Os peixes, normalmente, têm um conjunto de talheres específicos composto por um garfo com um desenho diferente do normal (um pouco menor, também com quatro dentes) e uma faca com ponta, que serve como espátula, feita para separar a carne da espinha.

Camarões


Itens: garfos e facas

É para comer camarões sempre com garfo: espete-o em seu lombo e com uma faca retire a cabeça (caso haja). Seguidamente levante a casca e retire a carne. Se comer contra as regras de etiqueta (com as mãos) pingue umas gotas de limão nas pontas dos dedos para retirar o odor e seque-os com um lenço. Camarões descascados e mariscos soltos estão aptos para saboreá-los diretamente.

Quer se sobressair à mesa? Sugerimos que não escolha novos pratos na sua volta ao mesmo restaurante. É ideal que conheça todos os sabores, bem como tirar o melhor proveito da etiqueta para aproveitar bons momentos sem constrangimento. Nos vemos no próximo Sabores do Mar – do livro ao prato.

Faça o download do livro Sabores do Mar.


Siga @restaurantesvictor no Instagram


Relacionados

Tudo o que você precisa saber antes de comer caranguejo

postado por Comandante, 04 de janeiro de 2019

Receitas Victor: Camarões de Portugal

postado por Comandante, 17 de janeiro de 2018

Como comer peixes e frutos do mar

postado por Comandante, 15 de janeiro de 2018

Harmonização: Portal do Fidalgo Alvarinho e Tagiolini Negro com Camarões Envoltos em Presunto Cru

postado por Comandante, 05 de janeiro de 2018

Faça sua reserva!

Reservas somente pelo telefone:

(41) 3273-4444