facebook-pixel
Sabores do Mar

Conheça o jeito mais fácil para Comer Caranguejo!

Sabores do Mar

bg-title

Conheça o jeito mais fácil para Comer Caranguejo!

09/02/2021
Autor Comandante
Conheça o jeito mais fácil para Comer Caranguejo!

Se você é fã de frutos do mar, já deve ter escutado sobre o saboroso caranguejo, ou caranguejada. Aqui no Victor nós temos uma tradição muito forte no consumo desses crustáceos deliciosos. Ainda assim, é comum escutarmos ou recebermos dúvidas de clientes que não sabem como comer o caranguejo ou manuseá-lo em casa, por exemplo.

Então, pensando nessas pessoas e também como um convite para você experimentar essas iguarias, vamos te contar tudo sobre caranguejos e como consumi-los da melhor forma. Confira! 

Tudo sobre caranguejos

Como já te contamos, os caranguejos são crustáceos que possuem inúmeras variações. Algumas espécies habitam em águas doces e outras em águas salgadas. Aqui, no Brasil, é muito comum encontrarmos caranguejos em manguezais ou em regiões litorâneas. Eles se alimentam principalmente de peixes e espécies de animais mortos e possuem uma carga nutritiva muito interessante.

Carga nutritiva do caranguejo

A carne do caranguejo, localizada principalmente em suas pernas e garras, possui inúmeros benefícios para a saúde. Eles, assim como outros frutos do mar, são ricos em ácido graxo ômega-3, responsável por estimular o sistema imunológico, reduzir as chances de ataque cardíaco e outras doenças do coração,  na redução dos níveis de triglicerídeos, pressão arterial, e no desaceleramento de acumulação de placas ateroscleróticas, responsáveis por causar problemas cardiovasculares. 

Como funciona seu preparo? Precisa ser comprado vivo?

Existe um grande estigma sobre o preparo desses animais, mas o ideal é que sim, o caranguejo seja comprado vivo. Por quê?

Ele precisa estar fresco para o seu consumo. Qualquer fruto do mar que seja para o consumo rápido, é indicado que seja comprado fresco.  

Para servir

A primeira etapa do preparo desses animais é a sua limpeza: basta colocá-los em uma vasilha funda com água e deixá-los de molho por alguns minutos. Troque essa água 4 ou 5 vezes até que os crustáceos fiquem bem limpos.

A segunda etapa é o seu cozimento, para prepará-lo você precisará de uma panela grande, que caiba todos os caranguejos e que eles permanecem ao fundo da panela com água fervente, assim eles não conseguem fugir.

O ponto desses animais é quando eles ficam com a cor avermelhada.

Na receita tradicional de Caranguejo Capixaba, o crustáceo é servido com inúmeros condimentos, como por exemplo: coentro, cebolinha, cebola picada, limão, vinagre, sal  e azeite de oliva. 

Mas você pode optar pelos acompanhamentos que quiser.

Como comer o caranguejo: utensílios e dicas para extrair a carne

Existe um estigma no momento de comer a carne do caranguejo, sendo necessário um pouquinho de técnica para facilitar o processo. Mas você precisará apenas de um prato e um martelinho para conseguir quebrar as partes necessárias. 

Pernas menores

  1. Comece pelas partes menores, pelas pernas: as pernas são a área que mais concentram a carne, então se você puxá-las, retirando-as do tronco do caranguejo já estará exposta uma parte da carne deles. Agora é só chupar essa parte da carne.
  2. Com a pata separada do restante do corpo, retire a ponta com uma faca ou um martelinho e chupe a parte interior da perna. 

Garra

  1. Realiza o mesmo processo na parte em que ficam as garras, retire-as da base central do corpo do caranguejo e chupe a ponta que terá carne.
  2. Com um martelinho, quebre a junta do meio da garra e retire a casa sem estragar a carne, dessa forma você terá toda a carne para saborear. 
  3. Na parte da pinça da garra, quebre com um martelo e retire um dos encaixes, você terá a carne da garra toda exposta para poder comer. 

Super simples, né? Agora você não vai mais passar apuro quando for comer essa delícia! 

Ficou com vontade de um fruto do mar? A Petiscaria do Victor tem sua temporada de caranguejo todos os anos, e serve no jantar. Faça sua reserva pelo telefone da Petiscaria.


TAGS: #caranguejada #Restaurantes Victor

Ficou alguma dúvida?

Mande a sua pergunta! Iremos responder o mais breve possível.

Relacionados Relacionados
Sabores do Mar

Conheça o jeito mais fácil para Comer Caranguejo!

postado por Comandante, 09 de fevereiro de 2021
Sabores do Mar

Receita de Camarões à Parmegiana: descubra como fazer esse prato delicioso em sua casa

postado por Comandante, 30 de novembro de 2020
Sabores do Mar

Tipos de Ostras: curiosidades que ninguém te conta e onde encontrá-las em Curitiba!

postado por Comandante, 23 de novembro de 2020
Sabores do Mar

Descubra tudo sobre os frutos do mar!

postado por Comandante, 09 de novembro de 2020

Faça sua reserva!

Reservas somente pelo telefone:

(41) 3273-4444